5 Dicas para um Estudo mais Rápido e Eficaz!

5 Dicas para um Estudo mais Rápido e Eficaz!

October 10, 2017 Artigos 0

1 – Organização do local de Estudo

Começar por escolher o local onde se pretende estudar, é a primeira tarefa a realizar. Para tal, deve-se avaliar qual o local onde não se será interrompido e onde nos sentimos mais confortáveis. Depois de escolhida a divisão da casa mais apropriada para o estudo, deve-se organizar o local específico onde colocar os materiais necessários e procurar uma cadeira confortável (mas não demasiado!).

2-  Eliminação dos distratores

Durante o período de estudo, devem-se eliminar o som das notificações do telemóvel, desligar o ecrã do computador e deixar a televisão o mais afastada possível. Todos os sons e luzes, podem funcionar como distratores e interromper a concentração a qualquer momento. Caso não se consiga eliminar totalmente os distratores do local de estudo, deve-se tentar torná-los o mais invisível possível.

3 – Iluminação do Estudo

Uma boa iluminação, é condição essencial para que a tarefa de estudar não só seja eficaz, como seja mais prazerosa. O local de estudo deve ser iluminado, quando possível, com luz natural e, no caso de luz artificial, deve apresentar uma luz neutra e estática, que apresente uma intensidade natural e facilite a tarefa de leitura e escrita.


4 – Calendário / Horário de Estudo

Dividir os trabalhos de casa e o estudo por intervalos de tempo, torna a tarefa menos aborrecida. Por cada hora de estudo, poderá fazer-se um breve intervalo de 10 minutos. Importa também, organizar o plano de estudo por disciplinas ou temáticas, de forma a estudar cada uma no seu tempo e não “baralhar” disciplinas e conceitos.

5 – Motivação!

Criar metas para o estudo não só torna o plano de estudo mais organizado como permite “celebrar” cada meta alcançada. No final de cada meta, poderá usar-se recompensas tão simples como lanchar, caminhar ou ouvir música. Não aconselhamos ligar a televisão ou o computador, pois existe o risco de tornar a pausa a tarde inteira. O mesmo se aplica a consultar as redes sociais.

 

Dica Extra: Começar… agora ! Não deixar para amanhã o trabalho de pesquisa, o trabalho de casa ou aquela matéria que ainda não se estudou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *